Aleam realiza Sessão especial em homenagem ao Dia do Médico Veterinário

Compartilhe:
O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa
A pedido da deputada Joana Darc (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou nesta quinta-feira (17), Sessão Especial em Comemoração ao Dia do Médico Veterinário, instituído no dia 09 de setembro, por meio da Lei nº 4.820/2019 de autoria da parlamentar. A solicitação foi feita por meio do requerimento nº 162/2022, aprovado pela mesa diretora da Casa.
O evento contou com a participação do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Jorge Luiz Maia Carneiro, do Diretor do Centro de Controle de Zoonoses – (CCZ), Rodrigo Araújo Rodrigues, da Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da FAMETRO, Professora Marina Pandolphi Brolio, do Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Augusto Omena, da Fiscal de Saúde, da Vigilância Sanitária Municipal – (VISA MANAUS), Helen Emília Menezes de Souza, da Assessora de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Suelen Alves Muniz de Araújo, Diretor de Saúde da Polícia Militar, CEL QOSPM Akel Araújo Cavalcante, entre outros que discutiram sobre a importância da profissão do médico veterinário, aprimoramento da profissão e por  oportunidades de trabalho para a classe.
Em seu pronunciamento, a parlamentar, que também é protetora dos animais e futura médica veterinária, Joana Darc, destacou a necessidade de reconhecer e valorizar a profissão. “É preciso entender que o profissional de medicina veterinária não se restringe apenas aos cuidados dos animais. A atividade veterinária implica também, em saúde pública, uma vez que, a medida que temos animais saudáveis, diminui a incidência de doenças transmitidas pelos animais aos aos seres humanos”, explicou.
A parlamentar enfatizou ainda as conquistas para o avanço da medicina veterinária no Amazonas, na sua carreira política. “Antes do meu mandato a classe veterinária não tinha voz. Hoje já conseguimos muitos avanços gerando, inclusive, muitas oportunidades de empregos para estes profissionais”.
Por fim, a protetora reafirmou que continuará lutando por mais melhorias para a Medicina Veterinária. “Reitero neste dia, meu compromisso de sempre buscar valorização da profissão, que tem grande importância para a vida dos animais e também de toda a população. Vocês serão sempre reconhecidos por nosso mandato. Parabéns a todos os médicos veterinários”, declarou.
Durante as homenagens, foi entregue a Placa Honrosa, a sra. Valéria Weigel, mãe da médica veterinária, Mariana Cerqueira de Medeiros Weigel (in memorian), em reconhecimento ao significativo trabalho realizado por esta, em prol da saúde animal, manutenção da saúde humana e do meio ambiente, no âmbito da sociedade amazonense.
Em seguida foram feitas as homenagens com a entrega de certificados em comemoração para mais de 100 profissionais da saúde animal pelo dia do médico veterinário.
 
Saiba mais
O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro. Este dia corresponde a data em que o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto de Lei nº 23.133, que regulamenta a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Imprescindível para o bem-estar animal, a medicina veterinária existe no Brasil desde 1910, quando surgiram as primeiras universidades no país.
A data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam de estimação ou animais silvestres.
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6535