Em nova fiscalização ao Hospital Nilton Lins, Zé Ricardo constata que o local tem leitos disponíveis e cobra imediata transferência de pacientes em filas de espera
Manaus, 8 de fevereiro de 2021.
Na manhã desta segunda-feira (8), o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM), membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal (CDHM), voltou ao Hospital de Campanha Nilton Lins, Zona Centro-Sul, para verificar o funcionamento desta unidade de referência para atendimento aos pacientes com Covid-19, após quase 15 dias da sua reativação. Como resultado, constatou que o Hospital está com leitos vagos, cerca de 40 clínicos e cinco de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e cobrou a imediata transferência de pacientes que aguardam vaga para internação. Hoje, essa fila chega a 451 pessoas, que lutam pela vida e não podem esperar.
O parlamentar também voltou a cobrar do Estado a ampliação de leitos, principalmente, de UTIs, como ainda está cobrando da Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas, via ofício, a agilidade na aplicação das vacinas contra a Covid-19, sugerindo a ampliação dos dias e horários de atendimento, incluindo, domingos e feriados. O Amazonas já recebeu mais de 550 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A vacinação começou no dia 18 de janeiro, mas, até este domingo (7) somente 115 mil pessoas foram vacinadas. Ele ainda sugeriu que nesse grande espaço da Nilton Lins seja também local de vacinação, para ampliação da campanha de imunização.
“Nos informaram hoje no Hospital de Campanha que, até agora, dos 81 leitos de enfermaria disponibilizados, apenas a metade foi ocupado. E também têm leitos vagos de UTI. Dos 22 leitos disponíveis, 17 estão ocupados. Pedimos urgência para a transferência dos pacientes que aguardam vaga de internação nos hospitais, para que mais pessoas tenham o tratamento adequado e que vidas sejam salvas. Temos que ampliar as vagas e o Estado precisa buscar mais alternativas, para também atender o interior do Estado”, declarou Zé Ricardo.
Na fiscalização que fez ao Hospital Nilton Lins no último dia 26 de janeiro, dia da reativação da unidade referência, Zé Ricardo constatou que faltava estrutura básica de funcionamento para atender aos pacientes, como ainda leitos de UTI e oxigênio. Na ocasião, o que foi encontrado pelo parlamentar contrariava os anúncios que o governador tinha feito a respeito da estrutura dessa unidade. Como resultado dessa primeira inspeção, ele entregou relatório ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputado Helder Salomão (PT/ES), que informou que vai analisar o documento para tomar as medidas cabíveis quanto à falta de oxigênio e de estrutura hospitalar no Estado.
_Assessoria de Comunicação do deputado José Ricardo (PT/AM)_