O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado, iniciou ações emergenciais de cercamento e escoramento nas Ruínas de Paricatuba, em Iranduba. O sítio arqueológico, protegido pelo Iphan, integra o patrimônio cultural do Amazonas e guarda importante memória para a comunidade local.
As intervenções fazem parte de um plano de conservação elaborado a partir de um mapeamento técnico realizado pelo Iphan, UGPE e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), com apoio da Defesa Civil Estadual e Municipal. Laudos e estudos produzidos por esses órgãos subsidiaram as medidas que serão aplicadas.
“Já realizamos o cercamento da área para garantir a segurança dos visitantes e, agora, vamos avançar para o escoramento pontual de trechos que necessitam de atenção imediata”, explica o coordenador técnico do Iphan no Amazonas, Rafael Azevedo.
Em uma segunda etapa, prevista para ocorrer por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Iphan deverá implementar ações permanentes, como reforço estrutural das ruínas, instalação de passarelas metálicas e rampas para garantir acessibilidade universal, iluminação cênica e ampliação da interpretação do sítio com placas, mapas e outros recursos informativos.
Além da preservação do patrimônio, o projeto também busca valorizar o potencial turístico e econômico da região. “A conservação das ruínas é fundamental não apenas para manter viva a memória do local, mas também para gerar oportunidades de emprego e renda para a comunidade de Paricatuba”, destaca Beatriz.
Mariane Cruz
Jornalista DRT-AM 139
Jornalista DRT-AM 139






