Gigantes da Floresta: um parque lúdico, educacional e inclusivo

Compartilhe:

O parque temático recebe visitantes de todas as zonas de Manaus e turistas nacionais e internacionais, tornando-se marco de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a cidade

Em Manaus, a falta de espaços públicos de lazer e entretenimento é amplamente debatido desde a década de 90, mas poucas ações efetivas para solucionar esta problemática se concretizaram até então. Durante a primeira gestão de David Almeida (Avante), a Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) idealizou, projetou e construiu o Parque ‘Gigantes da Floresta’, entre as duas mais populosas zonas da cidade, leste e norte, que juntas somam mais de 1,1 milhão de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma visita ao Complexo Turístico é suficiente para entender o motivo pelo qual o parque foi amplamente pautado durante as recentes eleições municipais. O ‘Gigantes da Floresta’ representa um novo modelo de desenvolvimento para Manaus que já deu certo, e definitivamente se tornará referência.

Inspirado na fauna e na flora amazônica, as esculturas impressionam pelo tamanho e pelo acabamento realista, que atrai moradores de todas as zonas da cidade e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, colocando o parque em local de destaque, como um dos principais pontos turísticos de Manaus. A curiosidade é em decorrência dos 1200 elementos cênicos e esculturas gigantes, que mostra em detalhes a biodiversidade da região: organizado em árvore da vida, escola, banheiros, administração, estacionamento, espaços felinos, primatas, répteis, insetos e aves.

Consequentemente, toda a região foi impactada positivamente através do novo elo econômico. Tanto para os comerciantes formais, como bares, restaurantes e o shopping que fica bem em frente ao ‘Gigantes da Floresta’, quanto para os empreendedores, que viram uma nova oportunidade de geração de renda.

O ‘Gigantes da Floresta” é democrático, lúdico, inclusivo e interativo, tornando-se o principal espaço instagramável de Manaus, com iluminação temática, sonorização que remete a sons da floresta, brinquedos para Pessoas com Deficiência (PCDs), playground que promove o desenvolvimento cognitivo, percepção visual e espacial, além de aprimorar habilidades das crianças. Educativo em diversos sentidos, seja por apresentar a biodiversidade através de sinalização próximas às esculturas, pelas lixeiras de coleta seletiva ou pelo respeito às regras que o parque exige. As esculturas não servem apenas para apreciação ou cenário, mas fazem parte das brincadeiras dos visitantes, permitindo interações e vivências sonoras.

Outra atração do espaço é a área aquática, com esguichos, chafariz e vaporizadores em um espaço exclusivo para os banhistas amenizar a sensação do calor manauara, tendo como ponto principal, a ‘Árvore da Vida’ e esculturas de peixes regionais, como tucunarés e arraias. Apenas em um dia, o ‘Gigantes da Floresta’ recebeu mais de 40 mil visitantes, fato que demanda uma grande estrutura de colaboradores para seu bom funcionamento, incluindo dezenas de monitores, seguranças, bombeiros e salva vidas.

Um orgulho para Manaus. Um espaço que a família amazonense tem que visitar, valorizar e preservar, pois já mostrou como sua existência já alterou a realidade social, turística e econômica da região.
Fotos: Yghor Palhano

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7541