Festival debate protagonismo de espaços urbanos para negócios de impacto na Amazônia

Compartilhe:
Painel integra a programação do 3° Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia
As cidades amazônicas também são territórios férteis para empreendimentos de impacto socioambiental. Esse foi o mote do painel “A Amazônia urbana: o papel das cidades para a floresta em pé”, parte da programação da terceira edição do Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia  (FIINSA), nesta quarta-feira (23), em Manaus.
A conversa, mediada por João Montenegro, analista de investimento de impacto da Sitawi, contou com a participação dos ativistas Mel Mura e Jander Manauara, além dos empreendedores Janaína Silvestre, da Vitrum, e Lindomar Goes, da Tucuju Valley.
Durante a conversa, os painelistas discutiram o potencial dos espaços urbanos para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Um dos exemplos é o uso de resíduos de vidro coletados pela startup amapaense Vitrum, destinado à produção de peças feitas de concreto de forma artesanal ou para o uso na construção civil.
“O resíduo é muito presente nas nossas comunidades. A gente vê as garrafas pet, o vidro, o alumínio presentes nesses espaços, mas a gente sofre com a gestão de resíduos, com o saneamento básico e isso impacta diretamente na vida das pessoas”, explica Janaína.
O rapper Jander Manauara falou sobre a valorização dos espaços periféricos. “Se existe um espaço democrátcio, ele se chama periferia. Onde a galera faz acontecer, onde está a cadeia produtiva. A cidade é um tecido vivo, repleto de soluções”, destacou.
Outro ponto discutido foi a necessidade de que negócios se organizem em rede, como acontece com a Tucuju Valley, grupo amapaense de startups amazônicas. “A gente tem conseguido, através de uma comunidade, criar um ecossistema de inovação, de tecnologia e bioeconomia, com cases de sucesso fantásticos”, reforça Lindomar Goes.
A programação do FIINSA segue até esta quinta-feira (24) com painéis, oficinas e debates, além de um mercado com produtos locais, shows e eventos paralelos.
Sobre o 3º FIINSA:
O 3º Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis é uma realização do Idesam e do Impact HUB Manaus. Tem patrocínio do BID, Fundo Vale, ICS, Mercado Livre, BNDES, Grupo Rede Amazônica, Instituto Sabin, Natura, Instituto Meraki, Instituto Arapyaú, Marjom, Estúdio Moi, Vox, JBS Fundo Pela Amazônia, Amazônia em casa Floresta em pé, PPBio e AIC.
Entre os parceiros institucionais e estratégicos estão as iniciativas Saúde e Alegria, NESST, LATIMPACTO, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, FAS, Imaflora, Assobio, Jaraqui Valey, Aquiri Valley, Tucuju Valley, Tambaqui Valley, Ashoka, Impact Hub Brasil, Felicidad Collective, Academia Amazônia Ensina, Climate Ventures, Foresti, Amazônia Agroflorestal, Sitawi, Conexão Povos da Floresta, Bemol, Singulari e Banzeiro.
Nossos parceiros de mídia são Rede Amazônica, Amazon Sat, CBN Amazônia, Portal Amazônia, G1 e Capital Reset.

Henrique Saunier Michiles
Comunicação – Fortalecimento Institucional
Communication – Institutional Strengthening  
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7519