Peixoto aposta na ampliação de Centros de Referência no atendimento para crianças autistas

Compartilhe:

Apoiador da causa, o candidato quer beneficiar crianças que necessitam de diagnóstico e de acompanhamento especializado

Com experiência no trabalho social em apoio a crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o candidato a vereador pelo PSD, Peixoto reafirma o seu apoio à causa com a proposta de ampliar os Centros de Referência para o atendimento de crianças autistas na capital. Hoje, Manaus conta com um Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autismo, localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Lá oferecem serviços multidisciplinares necessários para o desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para Peixoto, é necessário mais Centros como esse para auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento especializado. Esse é um dos projetos que ele pretende levar à Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Hoje, uma das maiores dificuldades de pais de crianças autistas é o diagnóstico fechado para a obtenção de um laudo que comprove o TEA e assim tenham acesso ao tratamento adequado. A nossa ideia de ampliação é ser uma via de acesso facilitado a essas pessoas. Quantas famílias sofrem sem ter  conhecimento do que é o autismo e quantas crianças são prejudicadas? São inúmeras e a minha luta é poder auxiliá-las nesse momento”, afirmou Peixoto.

Além de facilitar o acesso ao tratamento correto, o projeto de ampliação dos centros visam, também, facilitar a vida de pais e familiares. Entre as ideias do candidato, estão que os locais tenham espaços para o apoio jurídico, para que tenham orientações em como serem incluídas em programas sociais de benefícios e que lá recebam capacitação profissional, já que em muitos casos, principalmente as mães deixam de trabalhar para acompanhar integralmente seus filhos.

Peixoto entende que é necessário apoiar essas famílias em todos os âmbitos, pois só com tranquilidade poderão proporcionar um cuidado especial e conduzir o tratamento de forma adequada.

A ideia da ampliação dos centros vem de encontro com a bandeira carregada por Peixoto desde seu período como vereador de Manaus, nos anos de 2021 a 2024. Durante o mandato na Câmara Municipal de Manaus, o ex-parlamentar desenvolveu o projeto “Anjo Azul”, destinado a famílias com crianças com TEA, com o serviço de atendimento psicológico gratuito para pais e mães que não têm condições financeiras de custear um tratamento diferenciado aos filhos autistas. 15 famílias eram contempladas com um trabalho diferenciado, que auxiliava na aceitação dos pais diante do diagnóstico e contribuia para o desenvolvimento dos pequenos.
“Como pai, sempre me coloquei no lugar de quem tem uma criança com alguma necessidade e esse sentimento me fez procurar auxiliar quem precisava de apoio. Assim conheci a causa autista e também conheci pessoas que também gostariam de fazer a diferença. Assim nasceu o ‘Anjo Azul’”, explica o candidato.

Ainda na CMM, Peixoto também propôs a criação de leis de valorização da causa e de reconhecimento da necessidade de mais políticas públicas para o meio. Tramitava na Casa Legislativa o Projeto de Lei (PL) n.º 255/2023, que propõe a criação do “Mês Abril Azulado”. Além do Projeto de Resolução n.º 002/2024, que tratava sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais pessoas atípicas, no âmbito da Câmara, que tinha como objetivo a fiscalização da atuação do município, em relação ao assunto e às legislações vigentes.

“O autista e sua família já tem entraves demais em suas jornadas, são anos de falta de políticas públicas que os defendam e protejam. É dever do representante do povo, ou seja, do vereador, resolver essas pendências “, salientou.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7511