Senador amazonense reforça a importância de iniciativas educacionais e apoio às forças de segurança na região
MANAUS (AM) – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) participou, nesta segunda-feira (19), da Exposegurança Amazonas 2024, a maior feira de segurança da Região Norte, realizada em Manaus. O evento, com o tema “O Amazonas Protegido por Nós”, destacou as ações integradas de segurança pública, defesa e segurança privada no estado. Durante a feira, o senador falou sobre a lei de sua autoria que inclui o combate à violência contra a mulher nos currículos escolares e destacou suas ações para apoiar conselhos tutelares e forças de segurança no Amazonas, como a Marinha, que hoje conta com uma nova lança para ações de patrulha nas áreas ribeirinhas, garantida com recursos do seu mandato.
“A segurança é um tema que diz respeito a todos nós. Sou autor da lei que incorporou o combate à violência contra a mulher na grade curricular transversal, pois entendo que a educação é fundamental desde a base,” afirmou Plínio. Ele ressaltou a gravidade da violência no Amazonas, que está entre os estados com mais feminicídios, ao lado do Rio de Janeiro: “O Amazonas empata com o Rio de Janeiro no tema de feminicídio. Por isso, é essencial a realização de eventos como este.”
Plínio Valério também destacou a importância da transformação social: “Tenho a certeza de que, ao transformar a sociedade, os homens crescerão respeitando as mulheres. Nas escolas, as meninas também aprenderão que essa violência não é normal,” explicou.
O senador abordou ainda questões relacionadas à proteção das crianças e à fiscalização de áreas ribeirinhas, ressaltando as ações de seu mandato para fortalecer Conselhos Tutelares e as forças de segurança: “O Conselho Tutelar, por exemplo, que é a primeira linha de defesa, não possui sequer uma viatura adequada e temos ajudado os conselhos tutelares do estado. A Marinha, que realiza patrulhamento na orla ribeirinha do Amazonas, tinha apenas uma lancha. Eu consegui mais uma, mas isso ilustra a realidade da segurança na região.”
Plínio Valério enfatizou a responsabilidade dos políticos em enfrentar essas lacunas: “Estamos atentos a essas questões. Não vim aqui apenas para aumentar o conhecimento de vocês na área da segurança. Eu sofro as consequências como pai, avô e cidadão, mas, como político e senador, nossa obrigação é ir além. Trata-se de honrar o mandato que vocês me confiaram e cumprir com o compromisso que me foi dado”, afirmou. “Temos tentado preencher essas lacunas com emendas parlamentares. Nós, políticos, precisamos plantar árvores e não nos preocupar com quem irá aproveitar a sombra”, completou.
Durante o evento, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, o senador acompanhou de perto as exposições de viaturas, armamentos e equipamentos utilizados pelas forças de segurança. Ele também interagiu com representantes de diversas áreas de segurança, incluindo as forças estaduais, municipais e federais, e discutiu a importância da integração entre elas para a proteção da população amazonense.
O senador, ao comentar sobre a BR-319, criticou a falta de compreensão do restante do país sobre a Amazônia: “Não falta conhecimento, falta noção do que é a Amazônia. Há muita desinformação e descaso,” lamentou. Ele ainda comentou sobre o recurso da Advocacia Geral da União para derrubar uma decisão da justiça que suspendeu a licença para as obras na rodovia, atendendo a ação de uma ONG que recebe recursos de fundos bilionários.
🔹Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério (PSDB-AM)🔹