Em entrevista ao podcast Mulher Amazônica, ela falou sobre sua experiência no serviço público como credencial para a disputa de uma vaga na Câmara Municipal
Em entrevista ao podcast Mulher Amazônica, a ex-juíza, secretária estadual de Justiça e atual defensora pública licenciada para concorrer ao cargo de vereadora em Manaus, Carol Braz (MDB) defendeu sua experiência nas diversas áreas do serviço público como credencial para a disputa de uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Segundo ela, as políticas públicas devem partir dos problemas levantados pela população e pelos movimentos sociais que acompanham e lutam por melhores equipamentos e serviços públicos a partir da interlocução com atores políticos e representantes diretamente ligados e comprometidos com essas demandas.
“Como defensora, eu atendo o povo todo dia. E dou de cara com os seus maiores problemas. Vejo a falta de medicamento, de cirurgia, de atendimento nos órgãos públicos, a falta de condições para que as mulheres tenham um atendimento melhor”, disse Carol, que tem se tornado uma das maiores vozes em defesa das mulheres no estado.
É de autoria dela a proposta da Casa da Mulher Brasileira. O projeto, uma espécie de “PAC da Mulher”, reunirá serviços de diversas instituições ligadas à rede de proteção à mulher. Com previsão de entrega em março de 2025, foi Carol quem lutou pela emenda parlamentar que garantiu R$ 10 milhões para a construção do projeto.
“Essa mulher vai resolver tudo em um lugar só. Defensoria da Mulher, Delegacia da Mulher, Juizado da Violência Doméstica, Polícia Militar, com a Ronda Maria da Penha. Ou seja, essas mulher vai fazer a denúncia, vai ser acompanhada, sem precisar percorrer vários órgãos e muitas vezes acabar desistindo”, explicou.
Já na Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), a defensora pública ampliou a rede de proteção à mulher. “Só havia uma delegacia funcionando, e hoje há três”, lembra Carol, que também a promoção de políticas públicas para a empregabilidade de jovens, a proteção dos idosos e a assistência a famílias atípicas e pessoas com deficiência.
Quem é Carol Braz?
Carol Braz é amazonense, formada em direito na Universidade Federal do Amazonas. É Defensora Pública do Estado do Amazonas titular do Núcleo de Defesa da Mulher/Nudem. Foi juíza de direito e secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Estado do Amazonas.
Em 2021, foi vencedora do Prêmio Innovare, na categoria Defensoria Pública, com o projeto “Órfãos do Feminicídio”, que prestou assistência jurídica e psicossocial a filhos de vítimas fatais de violência doméstica. Mais tarde, a iniciativa inspirou a lei federal 14.717/23, que passou a prestar assistência financeira a esse público.
Candidata ao governo do Amazonas em 2022, recebeu mais de 85 mil votos, 75 mil deles em Manaus.