A cidade de Manaus, assim como as grandes metrópoles do Brasil, tem enfrentado desafios relacionados à redução gradual física, esvaziamento e deterioração de amplos setores urbanos, especialmente em suas áreas centrais históricas. Para enfrentar esses problemas, a cidade tem buscado alternativas para reabilitar esses espaços e promover sua revitalização. Nesse contexto, profissionais da área de arquitetura e urbanismo, como a gerente do patrimônio histórico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Melissa Toledo, têm buscado atualização constante para oferecer mão de obra especializada e adequada às necessidades da cidade.
A arquiteta e urbanista irá enriquecer ainda mais seu currículo com um curso de Reabilitação Urbana que se destina a compreender, a partir de um panorama histórico, aspectos fundamentais do processo de reabilitação, desde as questões econômicas, jurídicas, socioambientais e arquitetônicas, tomando como base estudos de caso que permitam uma aproximação metodológica segura na definição da viabilidade de empreendimentos que possam determinar uma nova qualidade para o ambiente da cidade.
Com vasta experiência em projetos de arquitetura e urbanismo, Melissa entende a importância da atualização constante e do aprendizado contínuo. Por isso, decidiu investir nesta reciclagem em sua formação profissional, buscando aprimorar seus conhecimentos e adquirir habilidades atuais para aplicar em seus projetos.
Para a arquiteta que vem de uma trajetória atuando em Patrimônios históricos e urbanos desde a década de 90 é fundamental o aprofundamento neste tipo de curso, para poder compreender com objetividade e de formas críticas o desempenho de seus projetos.
“Eu tenho que ter a humildade como profissional na área de AU e que preciso estar me atualizando, para oferecer uma mão de obra especializada e adequada ao que o centro histórico de Manaus precisa” afirmou Melissa.
O curso é oferecido pelo Insper- Instituto de ensino e pesquisa, voltado para arquitetos, engenheiros, urbanistas, investidores e gestores públicos que desejam se aprofundar no tema. E conta com grandes nomes do Urbanismo, como Cristiane Gonçalves, que é titular da Cambota Arquitetura e Restauro, além de ser consultora da Unesco e membro do Icomos Brasil (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios).
Outro grande nome que compôs na curadoria do curso é Samuel Kruchin, titular da KRUCHIN arquitetura – um dos primeiros escritórios a trabalhar, no âmbito privado, com a área de preservação e restauro.