Fundação Alfredo da Matta divulga novo protocolo da hanseníase 

Compartilhe:

Procedimentos vão incluir realização de testes rápidos no atendimento básico de Saúde

O Programa Estadual de Hanseníase (PEH), coordenado pelo Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fundação Alfredo da Matta, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reuniu, na quinta-feira (23/03), coordenadores dos programas que tratam da doença nos municípios do interior e na capital.

No assunto da pauta, as novidades do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase (PCDT). A versão atualizada do documento foi divulgada pelo Ministério da Saúde no mês de janeiro e influi diretamente nas estratégias de enfrentamento da hanseníase.

Representantes de onze municípios do interior participaram por videoconferência e, de Manaus, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) estiveram de forma presencial no encontro. Entre as principais novidades debatidas, estão a inclusão do teste rápido, a intensificação da vigilância de casos de resistência à doença, a vigilância em crianças e o acompanhamento dos casos de recidiva.

Participaram do encontro, integrantes das equipes de combate à hanseníase, os municípios de Carauari, Tapauá, Autazes, Lábrea, Fonte Boa, Juruá, Parintins, Nhamundá, Iranduba, Caapiranga e Atalaia do Norte, Autazes, Tabatinga, Uarini, Beruri e Eirunepé.

“Todos esses tópicos, nós estamos tocando e apresentando todos os elementos que compõem este novo PCDT. Então, vamos ter todo um treinamento para quem for fazer (aplicar) esse teste rápido. Já estamos trabalhando essa capacitação e, depois, vamos fazer o envio desses testes para os municípios”, informou a epidemiologista Valderiza Pedroza, coordenadora do PEH e chefa do DCDE/Fuham.

Treinamento interno

Na quarta-feira (22), profissionais de Saúde da Fundação Alfredo da Matta também participaram de uma palestra sobre as mudanças no PCDT. O diretor presidente da Fuham, médico Carlos Chirano, diretor técnico, médico Renato Cândido, e vários gestores, assim como demais servidores, estavam presentes.

Saúde da capital

Parceiros da Fuham no combate à Hanseníase em Manaus, por terem sob sua responsabilidade a rede municipal, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), integrantes do programa de combate à doença na capital, participaram da palestra.

A coordenadora municipal do programa de Hanseníase considera que o encontro na Fuham vai ajudar na melhoria do atendimento ao usuário da Saúde pública. “Poderemos melhorar as tecnologias do nosso atendimento, acompanhar a implantação dos novos medicamentos. Então é muito importante estar atento, aprender, ler, se apropriar de todos os protocolos e implantar com efetividade no município”, afirmou Ingrid Simone.

Fotos: Arnoldo Santos/ Fuham

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7511