Ação será desenvolvida nas redes sociais e tem objetivo de esclarecer papel e atribuições do órgão para o público em geral.
MPF em defesa da sociedade – esse é o slogan da nova campanha publicitária do Ministério Público Federal (MPF) lançada nesta segunda-feira (10). A iniciativa tem o objetivo de explicar como o MPF atua para garantir o direito de todos, além de mostrar, em linguagem simples e didática, como o cidadão deve agir para apresentar uma representação ou ter acesso aos serviços oferecidos. O procurador-geral da República, Augusto Aras, destaca a importância de mais essa iniciativa para ampliar a aproximação entre a instituição e a sociedade. “A razão de existir do Ministério Público é servir à sociedade. É importante que as pessoas conheçam o nosso trabalho, que vai muito além do aspecto criminal, e que pode ser decisivo para a defesa de direitos fundamentais e para o desenvolvimento econômico sustentável do país”, afirma.
A campanha conta com postagens e vídeos nas redes sociais que apresentam as áreas de atuação do MPF: direitos sociais, fiscalização de atos administrativos, criminal, consumidor e ordem econômica, meio ambiente e patrimônio cultural, combate à corrupção, populações indígenas e comunidades tradicionais, direitos dos cidadãos, controle externo da atividade policial e sistema prisional. A ação também aborda o trabalho de cooperação internacional conduzido pela instituição com o propósito de criar condições para a elucidação de crimes transnacionais. Há ainda referência à temática eleitoral, que tem atuação do MPF em todo o país.
A proposta visual foi inspirada nessas áreas de atuação. Cada temática é representada por diferentes ilustrações e cores que, além de trazer referência aos assuntos e aos grupos de cidadãos atendidos, mostram a diversidade do trabalho realizado pelo MPF.
Além do conteúdo veiculado no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn, a campanha conta com um hotsite, vídeos institucionais e material impresso. O intuito é disponibilizar as informações a um público amplo, para que mais pessoas entendam as atribuições do MPF e saibam como e quando podem recorrer ao órgão para ter seus direitos garantidos. Por isso, a campanha também apresenta o canal direto de comunicação da instituição com o público, o MPF Serviços. As postagens ocorrerão entre 10 de outubro e 15 de dezembro, conforme cronograma elaborado para Secretaria de Comunicação Social do MPF, setor responsável pela ação. A campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade brasiliense Radiola.
Maior proximidade – De acordo com a secretária de Comunicação do MPF, Dione Tiago, a iniciativa demonstra a preocupação da instituição em estreitar o relacionamento com os cidadãos. “A campanha é mais uma iniciativa do MPF que tem esse propósito: aproximar a instituição da sociedade e entregar, de um jeito simples e em vários formatos, informações sobre o trabalho do MPF nas várias frentes”.
A ação de comunicação soma-se a outras já desenvolvidas pela Secretaria de Comunicação Social do MPF, que gerencia e alimenta canais oficiais com o objetivo de divulgar a atuação dos membros da instituição e esclarecer sobre o papel constitucional do órgão, com foco na transparência, no interesse público e na cidadania. Nessa linha, outro projeto em andamento é a pesquisa de percepção de imagem. Resultados preliminares mostram que a maioria das pessoas não conhece o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Federal, o que motivou a realização da campanha ainda neste ano. Como resultado, espera-se fazer com que mais pessoas compreendam a missão do MPF de defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis e de promoção da Justiça.