Mania de doença.

Compartilhe:

Mania de doença.

A hipocondria é um problema psicológico sério que leva a pessoa a crer que sofre de doenças imaginárias. Também conhecida como síndrome hipocondríaca ou transtorno hipocondríaco, pode ser acionada a partir de uma doença clinica grave, que tenha causado uma preocupação excessiva com a saúde, ou ser um dos sintomas de doenças psicológicas, como depressão, esquizofrenia, ansiedade e síndrome do pânico.

A hipocondria é uma preocupação excessiva, sem motivo aparente, nem justificativa racional, que uma pessoa tem de estar doente. Ela acredita friamente que precisa tomar diversos medicamentos e fazer quantos exames achar conveniente para confirmar a sua doença imaginaria. É muito comum as pessoas com hipocondria suspeitarem que estão com alguma doença incurável ou potencialmente perigosa.

A peregrinação de hipocondríacos a consultórios, laboratórios de analise clinica e de imagens não tem fim. É muito difícil pode-lo compreender que suas constantes preocupações têm uma causa psicológica e não clinica. Normalmente ele se sente injustiçado e incompreendido pelos médicos, farmacêuticos e parentes que não acreditam em suas freqüentes queixas. Ela leva os seus próprios argumentos muito a serio e se irrita com toda a indiferença. Geralmente, estas pessoas tem algum tipo de conflito emocional que é camuflado e projetado em forma de doença.

Você sabia que a síndrome hipocondríaca é mais frequente em mulheres? Para cada homem que desenvolve essa síndrome existem cinco mulheres. O hipocondríaco se fixa em uma determinada dorzinha e começa a fantasiar. É como se ele olhasse com uma lente de aumento para qualquer microssintoma que tenha.

Para ajudar um hipocondríaco, são necessários tato e paciência. Muitas vezes a família se revolta com a situação, mas é preciso tentar ao menos orientá-lo a procurar um especialista. O tratamento é relativamente longo e difícil. Por essa razão, ainda não se tem muitos dados a respeito desse transtorno nem se sabe ao certo qual é o porcentual de hipocondríacos existentes no Brasil e no mundo. Procure um medico de sua confiança antes de começar a fazer exames ou tomar medicamentos à toa.

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 7904