2.ª Zona Eleitoral de Manaus conclui preparativos para as Eleições Municipais deste domingo, 6 de outubro

Compartilhe:

O juiz Anésio Rocha, titular da 2.ª Zona Eleitoral de Manaus, informou que as escolas que abrigam as seções eleitorais dessa ZE estão prontas para receber seus 92.231 eleitores neste domingo, 6 de outubro, nas eleições municipais. Com 20 locais de votação e 265 seções eleitorais, a zona engloba quatro bairros da capital: Aleixo, Chapada, Flores e Parque Dez de Novembro, onde os preparativos foram finalizados neste sábado e os locais entregues ao Exército Brasileiro para a segurança das urnas.

A logística para o pleito deste domingo nessa ZE envolve 1.056 mesários, distribuídos em 18 escolas públicas e particulares, além de uma equipe de apoio composta por 230 profissionais, que atuarão para garantir que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e organizada, de acordo com o juiz eleitoral Anésio Rocha.

O Parque Dez de Novembro concentra o maior número de eleitores dessa zona, com 40.537 votantes. Seguido pelos bairros de Flores, que possui 27.282 eleitores aptos a votar; Aleixo, com 18.879; e Chapada, com 5.533 eleitores, conforme o Mapa dos Locais de Votação, disponível no portal da Corte Eleitoral do Amazonas. Os maiores colégios eleitorais dessa zona também se destacam pela quantidade de seções: a Nilton Lins possui 30 seções; já a Unip abriga 27; o Centro Educacional Adalberto Valle conta com 21; enquanto a UEA (antiga Utam) e o CIESA abrigam 20 seções cada.

Neste sábado, representantes do Cartório da 2a. ZE estiveram em várias escolas realizando a vistoria dos locais de votação. Segundo o juiz eleitoral Anésio Rocha, a organização é fundamental para garantir que o direito ao voto seja exercido plenamente. “O voto é o principal instrumento do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nosso papel é assegurar que esse direito seja acessível a todos de forma eficiente e segura”, afirmou.

A vistoria incluiu a inspeção das salas de aula, verificação das instalações, conversa com os profissionais que irão atuar em cada unidade, além da checagem dos equipamentos de votação. As equipes já receberam as orientações necessárias para assegurar o cumprimento de todos os protocolos, a fim de assegurar um ambiente seguro e tranquilo para os eleitores.

NILTON LINS

No local, todas as seções ficarão localizadas no térreo do prédio principal, com logística específica para pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou com deficiências físicas. Os servidores que estarão trabalhando nessa unidade contaram que o local geralmente recebe muitos idosos nos pleitos, que procuram exercer seu direito ao voto indo às seções mesmo em cadeiras de rodas ou com muletas. Na porta de cada sala de votação está uma relação com os nomes e números dos candidatos a prefeito e a vereadores, por ordem alfabética.

UNIP

As 27 seções eleitorais na Unip, em Flores, foram distribuídas no térreo do prédio, 1.o andar e subsolo. A servidora Irlândia Queiroz,que integra a equipe de profissionais da 2a. ZE na Unip, falou que a experiência nos pleitos é gratificante e que todos os preparativos foram feitos para receber os eleitores neste domingo.

CIESA

As seções eleitorais estão localizadas no prédio onde funcionava a Pós-Graduação da faculdade, distribuídas no 1.o e 2.o andares. As pessoas usuárias de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida podem utilizar a rampa de acesso aos andares.

UEA

A votação vai ocorrer na Escola Superior de tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na avenida Darcy Vargas. As seções eleitorais estão distribuídas entre os blocos A, B, C e D da universidade. O eleitor pode levar uma “cola” com os números dos candidatos, porém, é proibido usar o celular na cabine de votação.

ADALBERTO VALLE

As seções eleitorais foram instaladas no 2.o e 3.o andares da escola, situada no conjunto Morada do Sol.

Fotos: Chico Batata

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7637